quarta-feira, 11 de junho de 2008

"Fan o que?"


Pensei em diversos temas para TCC, mas no fim escolhi falar/escrever sobre uma paixão minha, as fanfictions. Calma, fan o que?
“Por fanfiction estamos nos referindo ao hobby literário cujo objetivo é escrever histórias baseadas em universos ficcionais – personagens, cenários e acontecimentos – criados por terceiros. Na grande maioria dos casos, a principal inspiração dos escritores de fanfiction são histórias lançadas por produtos da indústria cultural, como livros, filmes, desenhos animados, quadrinhos e seriados de TV. Os adeptos desse passatempo são pessoas que, por opção, transcenderam o status de meros consumidores dessas histórias, expandindo seu relacionamento com esse universo ao recriá-lo e/ou ampliá-lo em seus próprios contos.” (Artigo de Márcio Padrão, para ler na íntegra clique aqui
)
Em resumo, fan = fã, fiction = ficção. Ficção de fã, histórias baseadas em histórias que já existem, escritas por fãs apenas por diversão, sem lucro financeiro. No começo é complicado para entender, mas espero ter transmitido o básico.
Para quem tiver curiosidade, recomendo o FanFiction.net
(até agora, segundo minhas pesquisas, é o maior site de fics, com diversas categorias reunidas) e esta matéria do JB Online.
------------------------------------

2 comentários:

Daiana Costa disse...

Bom...
Eu na realidade ainda não entendi ao certo o que FanFiction, mas pretendo pesquisar e acessar seu blog para me interar do assunto.
Boa sorte no seu trabalho.
E parabéns!

Aramati disse...

lol
Se eu tivesse achado seu blog quando entrei nessa....

ahushaus

Apesar d ler e escreve* fics a um tempoo hjora ou outra eu percebo q nao sei alguma espreçao.
Achei teu blog graças ao PWP, ahushauha, acho q ja devo ter visto em algum lugar, mas tinha esquecido. Tbm tinha visto mt a espreçao EQE :)

Nuss, é bom conhecer gente da FF, pq nao é tao social quano o orkut (alem d q eu começei nessa pelo Harry Potter e ele tem sites esclusivo [floreios e borroes]).
Aprendi ais umas coisinhas a mais :D
Felismente(?) vc nao contou q GERALMENTE a censura nao é bem respeitada, tipow a FF q proibe as MA.

Err, como ta seu nome na FF, gostaria d ler algo teu ^^.

Eu era uma moça inocente ate começar com as Fics :$

hausha

By Moça
Bom ver uma Fanficqueira de conteudo!!