quinta-feira, 16 de abril de 2009

Coluna


Quase 1 ano depois do último post...
Agora, uma vez por semana, preciso fazer uma coluna para o jornal... Não é exatamente sobre fanfics, mas tem o fictionpress (que eu super recomendo também).
Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 16/04/09.

--

Existe cultura na internet!

Karllini Porphírio

A internet é indispensável no cotidiano da maioria dos brasileiros. Parece clichê, mas tenho certeza de que você já ouviu esta afirmação, ou outras parecidas, antes. Vejo muitas notícias e comentários sobre os malefícios que esse não-tão-novo meio de comunicação trouxe para a sociedade, mas, como (recente) jornalista e usuária preciso compartilhar algumas das minhas descobertas.

Diversos sites permitem o desenvolvimento da escrita e leitura no computador, além de permitir uma maior interação entre os usuários. No começo do ano descobri através de um blog, que deixaram de ser diários onlines para transmitir informações sobre diversos assuntos, o Skoob (www.skoob.com.br). Brasileiro, ele funciona como uma estante de livros e, apesar de alguns problemas, como a demora no carregamento das páginas, é muito interessante.

Depois de fazer um cadastro rápido, com dados básicos, o usuário pode utilizar os serviços disponíveis. A principal utilidade é reunir todos os livros que você leu, está lendo ou ainda vai ler, separados nessas mesmas categorias. O usuário também pode fazer resenhas e ler as opiniões disponíveis, dar notas para os livros e, uma das funções mais interessantes, conversar e manter contato com outros leitores – assim como no orkut.

Para os escritores iniciantes minha dica é FictionPress (www.fictionpress.com). O lema, “deixa as palavras fluírem”, em português, já dá uma idéia do conteúdo. Infelizmente, é preciso ter alguma noção de inglês para navegar com tranqüilidade. No site autores de diversas partes do mundo publicam histórias originais, divididas em várias categorias, como romance, ficção e poesia. É possível também ler as de escritores brasileiros.

Os sites mencionados são apenas demonstrações de como a internet pode sim colaborar para o desenvolvimento, principalmente de adolescentes. Portanto, fiquei menos preocupado com o que seu filho(a) faz no computador. Com uma boa orientação, ele pode aprender enquanto se diverte.


--

Em tempo: acessei o Skoob e a velocidade melhorou bastante! :)
------------------------------------

Nenhum comentário: